Energia limpa e eficiente para Indústrias

Menos custos de manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível inflamável. Mais eficiência dos equipamentos e segurança.
Saiba mais

Segurança e praticidade para o seu condomínio

O Gás Natural canalizado não é tóxico e não exige estocagem; com ele, também não existe preocupação com troca de botijão.
Saiba mais

GNV: Economize com combustível

O GNV rende mais e custa cerca de 50% menos que outros combustíveis, além de emitir menos poluentes e ser fácil de instalar.
Saiba mais

Versatilidade e vantagens para o Comércio

O Gás Natural oferece muitas opções de utilização, da climatização ao forno do seu estabelecimento comercial.

Saiba mais

01 - Notícias

  • 11
  • ABR
  • 2018

Potigás participa de capacitação em Biogás com especialista da Alemanha

O assessor de planejamento da Potigás, Ramid Risério, representa a Companhia Potiguar de Gás no curso ministrado pelo Professor alemão, Thorsten Pollatz, que demonstra os princípios de planejamento avançados para projetos de plantas de biogás. Esse é o VII Módulo do Curso Tutorial sobre Biogás, no âmbito do Projeto Verena, instituído através de um termo de cooperação técnica, celebrado pelo SENAI/CTGAS-ER, com   a EIC TRIER IHK/HWK EUROPA UND INNOVATIONSCENTRE GMBH, instituição alemã de excelência na área das energias renováveis.

Nesta terça-feira, 10, o grupo visitou o projeto piloto para geração de Biogás, na Camanor, em Canguaretama. A empresa produtora de camarão em cativeiro realiza estudos para transformar os resíduos da produção em solução energética. “É um substrato bem particular do Rio Grande do Norte que é a cabeça de camarão. O biogás pode vir de várias fontes. Vejo essa transferência de conhecimento como fundamental para o desenvolvimento de novas plantas de biogás no Rio Grande do Norte”, destacou Ramid Risério.   

Segundo o CTGás, os participantes desenvolverão um estudo de viabilidade para a construção de uma planta de biogás - especificações e tarefas, realizarão investigações analíticas necessárias para verificar a qualidade do fertilizante de substratos de fermentação a partir de plantas de biogás e participarão de implementação prática de um experimento de fertilização com plantas locais - avaliação e análise de viabilidade econômica.

Projeto Verena
O Projeto Verena é financiado pelo Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) através da Fundação para Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional, Bonn (SEQUA).

voltar
0 Pessoa(s) Comentaram:

Os campos abaixo apresentam erro:

    Cadastrado com sucesso