Maxmeio

Dúvidas comuns

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela POTIGÁS ou sobre as ações no âmbito de sua competência.


Entre em contato com a Central de Atendimento 3204 8500 ou envie e-mail para comercial@potigas.com.br informando o nome, telefone e endereço e logo entraremos em contato..

O gás natural é uma mistura de gases formada por átomos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos) leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem maior participação. É resultado da transformação de fósseis de animais e plantas, sendo uma fonte de energia totalmente natural. Um combustível limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução do efeito estufa. Devido à sua composição, produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente.

O gás natural é transportado das plataformas de extração e distribuído pela POTIGÁS através de tubulações especialmente projetadas, dentro da mais avançada tecnologia, e chega até os pontos de consumo de maneira descomplicada, 24 horas por dia, para atendimento aos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular (GNV) seguindo padrões rígidos de qualidade.

O gás natural apresenta muitas vantagens em relação a outras fontes de energia: é limpo, ecologicamente correto e mais seguro do que o gás de botijão. Como é canalizado não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. O gás natural é mais leve que o ar. Em caso de vazamento, o gás dissipa-se rapidamente. Como tem fornecimento contínuo, nunca falta gás em casas, indústrias, comércios e postos de abastecimento. O gás natural diminui os custos de operação e manutenção nas indústrias em relação a outros energéticos.

A principal diferença entre o GN e o GLP está relacionada às suas composições, o que torna o gás natural muito mais seguro. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano e é mais pesado que o ar. Já o GN é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento. Além disso, o GN não precisa ser estocado, retirando dos Edifícios os botijões de alta pressão, dispensando o uso de ‘casa de gás’, aumentando ainda mais a segurança.

Em seu estado natural o gás natural não tem cheiro. As companhias de distribuição de gás adicionam um odorante químico, a “mercaptana”, ao gás natural para que quaisquer tipos de vazamentos sejam facilmente identificados.

O fornecimento de gás pela POTIGÁS depende da disponibilidade de rede e da avaliação técnica e econômica. Consulte sobre a disponibilidade imediata em sua rua, entre em contato conosco..

Geralmente, sim. Basta que a sua instalação esteja dimensionada de acordo com as normas vigentes. Quanto aos aparelhos (fogão, forno, aquecedor de água, fritadeiras, caldeiras, etc), é necessária a conversão para gás natural.

O gás natural é transportado das plataformas de extração e distribuído pela POTIGÁS através de tubulações especialmente projetadas, dentro da mais avançada tecnologia, e chega até os pontos de consumo de maneira descomplicada, 24 horas por dia, para atendimento aos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular (GNV) seguindo padrões rígidos de qualidade.

Feche imediatamente a válvula de bloqueio dos aparelhos para interromper o fluxo de gás; Não ligue ou desligue nenhum interruptor, disjuntor ou aparelho elétrico; Abra todas as portas e janelas para permitir o máximo de ventilação no ambiente; Verifique se o odor de gás vem do interior de sua residência ou do meio externo; Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha, para localizar o vazamento; Passe uma solução de água e sabão ou detergente nas conexões aparentes. Se houver borbulhas, tem vazamento;

Entre em contato com a POTIGÁS pelo telefone de emergência: 117 ou 3204 8500. Ainda, acione o seu prestador de serviços de manutenção de rede interna de gás.

Caso não tenha encontrado o que estava procurando, não deixe de tirar sua dúvida. Entre em contato com a Central de Atendimento 3204 8500, envie e-mail para comercial@potigas.com.br ou preencha o formulário aqui no site (FALE CONOSCO) informando o nome, telefone e endereço e logo entraremos em contato.

Horário de Funcionamento:

8h às 12h

13h às 17h

Ícone Telefone

EMERGÊNCIAS:

117

0800-281-4004

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções