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Dúvidas comuns

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela POTIGÁS ou sobre as ações no âmbito de sua competência.


1) QUERO SER CLIENTE POTIGÁS. COMO FAÇO?

Entre em contato com a Central de Atendimento 3204 8500 ou envie e-mail para comercial@potigas.com.br informando o nome, telefone e endereço e logo entraremos em contato.

2) O QUE É GÁS NATURAL?

O gás natural é uma mistura de gases formada por átomos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos) leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem maior participação. É resultado da transformação de fósseis de animais e plantas, sendo uma fonte de energia totalmente natural. Um combustível limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução do efeito estufa. Devido à sua composição, produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente.

3) COMO O GÁS NATURAL CHEGA AO USUÁRIO FINAL?

O gás natural é transportado das plataformas de extração e distribuído pela POTIGÁS através de tubulações especialmente projetadas, dentro da mais avançada tecnologia, e chega até os pontos de consumo de maneira descomplicada, 24 horas por dia, para atendimento aos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular (GNV) seguindo padrões rígidos de qualidade.

4) QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE SE UTILIZAR O GÁS NATURAL?

O gás natural apresenta muitas vantagens em relação a outras fontes de energia: é limpo, ecologicamente correto e mais seguro do que o gás de botijão. Como é canalizado não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. O gás natural é mais leve que o ar. Em caso de vazamento, o gás dissipa-se rapidamente. Como tem fornecimento contínuo, nunca falta gás em casas, indústrias, comércios e postos de abastecimento. O gás natural diminui os custos de operação e manutenção nas indústrias em relação a outros energéticos.

5) HÁ DIFERENÇA ENTRE GÁS NATURAL (GN) E O GÃS DE BOTIJÃO (GLP)?

A principal diferença entre o GN e o GLP está relacionada às suas composições, o que torna o gás natural muito mais seguro. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano e é mais pesado que o ar. Já o GN é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento. Além disso, o GN não precisa ser estocado, retirando dos Edifícios os botijões de alta pressão, dispensando o uso de ‘casa de gás’, aumentando ainda mais a segurança.

6) O GÁS NATURAL TEM CHEIRO?

Em seu estado natural o gás natural não tem cheiro. As companhias de distribuição de gás adicionam um odorante químico, a “mercaptana”, ao gás natural para que quaisquer tipos de vazamentos sejam facilmente identificados.

7) QUALQUER RESIDÊNCIA, CONDOMÍNIO OU ESTABELECIMENTO PODE RECEBER O GÁS NATURAL?

O fornecimento de gás pela POTIGÁS depende da disponibilidade de rede e da avaliação técnica e econômica. Consulte sobre a disponibilidade imediata em sua rua, entre em contato conosco.

8) NA MINHA REDE INTERNA DE GÁS ATUAL UTILIZO GLP, POSSO UTILIZAR A MESMA INSTALAÇÃO COM O GN?

Geralmente, sim. Basta que a sua instalação esteja dimensionada de acordo com as normas vigentes. Quanto aos aparelhos (fogão, forno, aquecedor de água, fritadeiras, caldeiras, etc), é necessária a conversão para gás natural.

9) COMO É FEITA A COBRANÇA DO GÁS NATURAL? HÁ UMA TAXA MÍNIMA OU CONSUMO MÍNIMO?

Para clientes residenciais e comerciais, mensalmente, com envio de fatura, de acordo com a data de vencimento escolhida. Para o segmento industrial e GNV, semanalmente. Não há taxa ou consumo mínimo. O cliente paga apenas o que utilizar e depois que usar.

10) O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE VAZAMENTO DE GÁS?

Feche imediatamente a válvula de bloqueio dos aparelhos para interromper o fluxo de gás; Não ligue ou desligue nenhum interruptor, disjuntor ou aparelho elétrico; Abra todas as portas e janelas para permitir o máximo de ventilação no ambiente; Verifique se o odor de gás vem do interior de sua residência ou do meio externo; Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha, para localizar o vazamento; Passe uma solução de água e sabão ou detergente nas conexões aparentes. Se houver borbulhas, tem vazamento;

11) A QUEM DEVO PROCURAR EM CASO DE VAZAMENTO?

Entre em contato com a POTIGÁS pelo telefone de emergência: 117 ou 3204 8500. Ainda, acione o seu prestador de serviços de manutenção de rede interna de gás.

12) NÃO ENCONTREI AQUI A RESPOSTA PARA A MINHA DÚVIDA. O QUE FAÇO?

Caso não tenha encontrado o que estava procurando, não deixe de tirar sua dúvida. Entre em contato com a Central de Atendimento 3204 8500, envie e-mail para comercial@potigas.com.br ou preencha o formulário aqui no site (FALE CONOSCO) informando o nome, telefone e endereço e logo entraremos em contato.

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