Com o objetivo de otimizar os processos internos e adequá-los a um sistema mais moderno e eficaz de trabalho, a Companhia Potiguar de Gás (Potigás), por meio da Gerência de Segurança Meio Ambiente e Saúde (GSMS), vem desenvolvendo o mapeamento e revisão dos processos nas áreas comercial, técnica e de operação e manutenção, visando otimizar prazos, reduzir os custos, melhorar controles com indicadores, reduzindo gargalos e aumentando a qualidade das entregas realizadas por cada área.
As ações desenvolvidas em conjunto com as demais gerências da Diretoria Técnica e Comercial, buscam aprimorar os processos internos desde a prospecção e contratação de clientes, passando pelas etapas de projetos e execução de obras e finalizando com as ações de operação e manutenção da rede e estações de gás natural.
No processo de comercialização, as ações abrangem revisão do fluxo de atividades com foco no atendimento ao cliente; organização do fluxo de informações com a tramitação do processo com dados digitalizados; transferência da responsabilidade de algumas atividades para outras áreas, permitindo que a equipe de vendas foque na captação e conversão de novos negócios; entre outras.
No processo de gestão de obras, estão sendo realizadas importantes ações que tornarão o processo mais eficiente. E quanto aos processos de operação e manutenção, também está sendo feita revisão do fluxo de atividades, além da implantação de indicadores de desempenho como o índice de manutenções preventivas e tempo de resposta aos chamados de emergência.
“Os resultados positivos já podem ser observados como a melhoria na integração entre as áreas, resolução de conflitos, redução de prazos e custos e maior controle sobre os processos. A GSMS planeja incluir todos os processos da companhia neste trabalho”, ressaltou Thiago André, gerente de SMS.