A Companhia Potiguar de Gás, sociedade de economia mista que tem como sócios o
Estado do Rio Grande
do Norte e a Norgás, é responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Rio Grande do
Norte. Foi fundada em novembro de 1993 através da Lei Estadual nº 6502, de 26 de novembro de 1993, e
as operações tiveram início em 08 de março de 1995.
À princípio, iniciou-se a distribuição para os segmentos industrial e veicular. Mais recentemente, a
empresa passou a comercializar o gás natural canalizado para os segmentos de varejo: comercial e
residencial.
Desenvolver a infraestrutura de distribuição de gás com integração energética e sustentabilidade, promovendo o crescimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.
Aumentar a relevância do gás natural na matriz energética do Rio Grande do Norte com a interiorização da nossa energia, intensificando a sua distribuição nos diferentes segmentos de atuação, alicerce para atração de indústrias.
Nossa energia é o cliente;
Não negociamos quando o assunto é segurança;
Respeitamos as Pessoas;
Somos responsáveis econômica e socioambientalmente;
Temos a Ética como guia;
Buscamos eficiência com inovação;
A Política de Conformidade e Integridade da POTIGÁS baseia-se em quatro diretrizes: tom da liderança, prevenção, detecção e resposta.
A interação dessas diretrizes com os Princípios de Governança Corporativa e a Identidade Organizacional resulta no seu Sistema de Conformidade e Integridade (Compliance).
A Potigás compromete-se a distribuir gás natural canalizado no Estado do Rio Grande do Norte respeitando a vida, a integridade física e a saúde dos colaboradores e parceiros, com menor poluição ao meio ambiente, atendendo à legislação pertinente e buscando a melhoria contínua de seus processos.
Liderança e responsabilidade: Integrar SMS à estratégia empresarial;
Conformidade legal: Assegurar que as atividades da Companhia estejam em conformidade com a legislação de SMS;
Avaliação e gestão de riscos: Gerenciar os riscos inerentes às atividades da empresa e evitar a ocorrência de acidentes e/ou minimizar os seus impactos;
Novos empreendimentos: Incorporar, desde o projeto do empreendimento, as melhores práticas de SMS;
Operação e manutenção: Garantir que as operações sejam executadas de acordo com os procedimentos;
Gestão de mudanças: Avaliar, previamente, as mudanças visando a eliminação e/ou mitigação dos riscos;
Aquisição de bens e serviços: Alinhar o desempenho em SMS dos fornecedores e parceiros com o da empresa;
Capacitação, educação e conscientização: Capacitar a força de trabalho para o melhor desempenho em SMS;
Gestão de informações: Facilitar a consulta e utilização de informações e conhecimento relacionados a SMS;
Comunicação: Comunicar informações relativas a SMS de modo a produzir os efeitos desejados;
Contingência: Prever situações de emergência (cenários) e estar preparado para responder, reduzindo ao máximo os seus efeitos;
Relacionamento com a comunidade: Manter a comunidade informada sobre os impactos e/ou riscos decorrentes das atividades da Companhia;
Análise de acidentes e incidentes: Identificar, analisar e documentar desvios, buscando evitar as ocorrências, minimizando seus efeitos;
Gestão de produtos: Identificar e avaliar os aspectos de SMS do gás natural, reduzindo seus possíveis impactos;
Processo de melhoria contínua: Promover, em todos os níveis da empresa, a melhoria contínua do desempenho em SMS, por meio das RACs.