O gás natural distribuído pela Potigás é um combustível fóssil formado quando camadas de matéria orgânica soterradas ficam submetidas a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos ou mesmo pela decomposição da biomassa. Composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, permanece no estado gasoso quando submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica. É encontrado principalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo e é retirado da terra através de perfurações.
Depois de ser retirado da natureza, o gás natural passa por uma unidade de processamento, na qual são retiradas impurezas como água, outros gases e partículas sólidas, além de componentes mais pesados, como gasolina natural e o gás liquefeito de petróleo.
A Potigás recebe o gás natural já processado e, para garantir mais segurança para os usuários, pois o gás é inodoro, adiciona um odorante cujo cheiro característico pode ser facilmente percebido ao menor nível de vazamento. Em seguida, o gás é distribuído por gasodutos, chegando às indústrias, comércios, postos de combustíveis e condomínios residenciais.